Conecte-se conosco

Televisão

‘O Outro Lado do Paraíso’: Sociedade Latino Americana de Coaching critica novela

Publicado

em

Julia Dalavia interpreta a advogada e coach Adriana (Foto: Reprodução/Rede Globo)

A Sociedade Latino Americana de Coaching (Slac) enviou uma carta à Rede Globo criticando a forma como o coaching foi retratado em um dos capítulos novela O Outro Lado do Paraíso. O documento afirma que houve informações equivocadas sobre a profissão, sobretudo em seu método de atuação.

Na novela, Julia Dalavia interpreta Adriana, uma advogada que também é coach e fez uso de hipnose com Laura (Bella Piero). A garota apresentou sintomas de trauma resultante de abuso sexual.

Adriana diz ter feito um curso de coach e afirma que é “um método onde se estabelece uma relação com o cliente em função de um objetivo” e que “existem algumas técnicas para descobrir dados, motivações. Tudo em função de uma cura interna. A gente usa, inclusive, a hipnose”, diz.

De acordo com a carta enviada à emissora do plim-plim, a atribuição do uso de hipnose ao coaching foi o maior erro do folhetim. O documento sublinha que a profissão envolve um processo de planejamento estratégico do indivíduo para que ele alcance seus objetivos. “Em momento algum (o coaching) está ligado ao passado”, lê-se.

Na novela houve também uma atribuição equivocada do profissional de coaching com a psicologia. “Além de ilegal, isso se tornaria um problema de saúde pública, o que é extremamente precupante”, sublinha a Sociedade Latino Americana de Coaching

Conselho Federal de Psicologia

Além da Slac, o Conselho Federal de Psicologia também criticou o folhetim pelas atribuições equivocadas às atividades de um coach. Segundo a nota divulgada pelo órgão cabe apenas ao psicólogo tratar sintomas cuja origem vem de abuso sexual. “É consenso no Brasil que pessoas com sofrimento mental, emocional e existencial intenso devem procurar atendimento psicológico com profissionais da Psicologia, pois são os que têm a habilitação adequada”, lê-se.

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas