Conecte-se conosco

Publicado

em

Caminhando pela rua, o ator baiano Lázaro Ramos, 39 anos, encontrou uma senhora desconhecida e parou para conversar com ela. Perplexa, ela questionou: “É você mesmo? É de verdade?”. Sorridente, Lázaro respondeu: “Sou eu mesmo! Estou aqui para dialogar com você”. A cena real aconteceu durante as gravações do primeiro programa apresentado por Lázaro na TV Globo, Lazinho com Você, que estreia neste domingo (10), às 13h30, depois da série A Cara do Pai.

Este “lugar de escuta” é a principal marca do programa criado para a internet, a partir do processo colaborativo com os internautas, e que agora ganha espaço na televisão, aos domingos. Ao percorrer estados como Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, Lázaro interagiu com pessoas anônimas e famosas, como Léo Santana, Ivete Sangalo, Luís Miranda e Thiaguinho, em quadros de humor, representação e música.

“É um projeto que trata de proximidade, que visa promover rodas de conversa e causar empatia. A gente acredita que o Brasil tem muito mais que apenas um padrão de comportamento ou um só padrão de comunicação. Queremos colocar novas vozes nessa conversa. É um programa para a família no domingo, mas que vai ser produzido de forma colaborativa. Pode ter a colaboração de uma menina de 15 anos ou de uma mãe de família de 50. O público vai poder acompanhar nas redes sociais, colaborar no site e assistir aos domingos na TV. Todo mundo pode opinar, criar, interagir ou só assistir. Somos todos personagens principais de uma atração feita para divertir. A gente acredita que o entretenimento de muitos é o entretenimento feito por muitos”, explica Lázaro.

No site, todos vão poder postar, baixar e remixar materiais, contribuindo para a criação de um conteúdo novo a partir de materiais que já estiverem por lá, como num grande brainstorming. Todo mundo criando junto, através de desafios criativos, que vão gerar, além de inúmeros conteúdos na rede, um programa semanal de Lázaro na internet, e, mais pra frente, um programa na TV. Os donos das criações que estiverem mais afinadas com as pautas do programa na TV podem ser convidados a participar de uma área especial, onde vão trocar ideias diretamente com a equipe criativa da produção, e se tiverem suas ideias no ar, serão creditados e remunerados.

“Todo o artista tem um apego com o seu produto final, mas aqui a gente quer a obra, e também queremos o processo, ideias que ficaram pelo caminho. Se você tentou fazer um meme, mas ele ficou pela metade, ou fez a base de uma música e está faltando a voz, ou um vídeo ainda sem trilha: isso é matéria- prima para o nosso programa. A gente está apostando na cultura do remix e achamos que esses materiais são extremamente provocadores para outros criadores que estarão ali, interagindo. É um espaço para quem está a fim de compartilhar e produzir junto”, detalha o redator-final do programa, Elísio Lopes.

“’Lazinho Com Você’ está em todos os lugares, em todas as redes. Essa é a forma que muita gente vai viver essa experiência. Não existe uma hierarquia entre TV e internet. Os dois caminhos têm a mesma importância. Nessa primeira fase, a cada semana, o público vai ter, além da experiência interativa digital em si, um programa semanal de um minuto feito exclusivamente para web. Quando chegarmos à TV, teremos um material também novo e exclusivo para exibir. Assim, a experiência da internet terá as características da internet, e o que for ao ar na TV terá as características de um programa de TV. Vamos falar a linguagem de cada um, num trabalho colaborativo do início ao fim, considerando as múltiplas possibilidades de se comunicar, falar com as pessoas e sobre as pessoas”, completa o diretor artístico, Rafael Dragaud.

Como participar e colaborar com ‘Lazinho Com Você’

A principal plataforma digital do programa é o site www.lazinhocomvoce.com.br. Lá, o internauta vai encontrar vídeos tutoriais para aprender como fazer download e upload de materiais. A ferramenta colaborativa será dividida em cinco seções: texto, áudio, imagem, vídeo e experimentação. Quem quiser participar postando ou baixando conteúdos precisa se cadastrar para ter acesso e explorar as galerias, conferir as criações de outros usuários e enviar materiais. Será aceito qualquer tipo de colaboração original que atenda aos desafios criativos do programa. Todo conteúdo que não respeite as regras e diretrizes de cada galeria será ser removido sem aviso prévio.

Os desafios são “missões de tempo limitado”, sempre partindo de uma pergunta. Tudo parte dos conteúdos postados em cada galeria. Por exemplo, se uma pessoa ouvir uma melodia, pode baixar e criar um vídeo com ela. Se quiser misturar essa música com uma imagem de outra pessoa, também pode. O importante é ser criativo e sempre postar de novo para todo mundo acompanhar a evolução das contribuições.

Os autores dos conteúdos que mais se adequem a pauta do programa na TV serão convidados a participar de uma sala de criação virtual e galeria privada onde a equipe da atração vai trabalhar diretamente com os participantes para bolar parte do que vai ao ar na TV. Os donos dos materiais que forem para a TV serão creditados no programa, e suas criações serão remuneradas.

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas